ORIENTAÇÕES
GERAIS
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O autor deverá está inscrito no evento, para enviar o trabalho.
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A inscrição é gratuita. Basta clicar no menu inscrição e realizar seu cadastro no evento.
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O envio do trabalho é realizado dentro da área do participante, com e-mail e senha cadastrados no ato da inscrição.
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Dentro da área do participante, basta clicar no menu TRABALHOS.
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Os trabalhos que estiverem fora das normas para envio, serão desclassificados.
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Para enviar o trabalho, o autor deverá ler todas as normas e depois clicar no botão na parte superior da página.
NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS NO II CONGRESSO DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL DO ESTADO DE SÃO PAULO (CONFITOSP 24)
O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 3ª Região, Autarquia Pública Federal criada pela Lei nº 6.316/1975, além de sua função precípua de fiscalizar o exercício profissional de Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais da Terceira Região, tem por finalidade a exação do referido exercício e o zelo pelo bom conceito e prestígio das profissões. Dessa forma, o Conselho Regional torna público as normas de submissão de trabalhos científicos, para a seleção e classificação dos trabalhos para apresentação oral e pôsteres impressos no II Congresso de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Estado de São Paulo (CONFITOSP 24). As submissões de resumos de trabalhos científicos estarão abertas de 7/10/2024 a 25/10/2024 por meio da plataforma digital: www.confitosp.com.br.
1. DATAS E PRAZOS
1.2. O prazo para submissão dos resumos de trabalhos científicos encerrará às 23:59h (horário de Brasília) do dia 25 de outubro de 2024.
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Início da submissão: 07 de outubro de 2024
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Prazo final para submissão dos resumo de trabalhos científicos: Até 25 de outubro, às 23h59
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Divulgação dos resultados: 01 de novembro de 2024 (Prorrogado para 06 de novembro de 2024)
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Envio da apresentação oral: Até 20 de novembro de 2024
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Apresentação dos trabalhos em formato pôster: 30 de novembro (13h às 14h)
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Apresentação oral dos 3 melhores trabalhos: 01 de dezembro (13h - Sala 1)
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Premiação/Menção honrosa dos trabalhos orais e de pôster: 01 de dezembro (16h20 - Sala 1)
2. DA SUBMISSÃO
2.1. O evento é gratuito, preencha o Formulário de Inscrição do congresso através do www.confitosp.com.br. O autor responsável pela apresentação do resumo aprovado deve estar inscrito no congresso.
2.2. Só serão aceitos a submissão de trabalhos que incluam ao menos 1 (um) profissional devidamente inscrito em algum Crefito. No entanto, recomendamos enfaticamente que haja pelo menos um coautor registrado no Crefito-3, a fim de garantir que o trabalho seja adequadamente apresentado, caso seja aprovado..
2.3. Os autores cadastrados no ato da submissão serão notificados via e-mail da confirmação de recebimento do resumo.
2.4 O preenchimento das informações relativas ao resumo do trabalho científico e dos dados pessoais são de inteira responsabilidade dos autores que realizaram a submissão. O CREFITO-3, não se responsabiliza por erros de digitação de dados (nome de autor, e-mails, títulos de estudos, corpo do resumo etc.) cometidos durante a submissão.
2.5. Somente serão aceitos os resumos de trabalhos exclusivamente submetidos por meio da plataforma oficial do congresso (na sessão de submissão de trabalhos). Clique aqui e acesse. Em caso de dúvidas, envie seu questionamento para confitosp@crefito3.org.br.
3. REGRAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS:
3.1 - Cada pesquisador poderá enviar até dois trabalhos como primeiro autor, mas o pesquisador poderá ser coautor de outros resumos, sem restrição de quantidade.
3.2 - Serão aceitos apenas resumos escritos na língua portuguesa.
3.3 - Obrigatoriamente deve constar no resumo:
No caso de trabalhos que envolvam seres humanos, o resumo deve constar o número de aprovação do Certificado de Apresentação para Apreciação Ética – CAAE.
No caso de trabalhos de estudos com animais, eles devem estar em acordo com as Portarias e Regulamentações pertinentes adotadas pela Comissão de ética no uso de animais (CEUA) e/ou com o “Guide for the Care and Use of Laboratory Animals; Institute of Laboratory Animal Research; Commission on Life Sciences, National Research Council, Washington/EUA”, e o número de registro na CEUA.
Não serão aceitos trabalhos com seres humanos ou animais sem o número do CAAE ou registro na CEUA, respectivamente.
3.4 - Verifique o correto preenchimento do formulário de submissão. Uma vez submetido, o resumo não poderá ser editado.
3.5 - Todos os trabalhos submetidos serão analisados por revisores ad hoc. A decisão final de aceitação dos trabalhos é exclusiva da Comissão Externa Avaliadora do CONFITOSP 2024.
3.6 - Apresentações de produtos comerciais devem focar nos aspectos fisiológicos e/ou na sua aplicação, evitando abordar detalhes comerciais do produto. Também é importante que a apresentação promova uma discussão abrangente sobre a validade científica e/ou terapêutica dos benefícios e riscos associados ao produto, se aplicável, ressaltando sua aplicação específica na Fisioterapia ou Terapia Ocupacional.
3.7 - Os três melhores resumos de trabalhos científicos submetidos e selecionados pela Comissão Externa Avaliadora do CONFITOSP 2024, irão apresentar em formato oral (no dia 01 de dezembro) em sessão específica conforme orientações descritas no item 9.
3.8 - Os demais trabalhos aprovados serão apresentados no formato pôster no dia 30 de novembro, seguindo as orientações descritas no item 8.
4. DOS TIPOS DE ESTUDOS
4.1. Poderão ser enviados os seguintes tipos de estudos: Estudos observacionais; Estudos de caso; Estudos experimentais; Revisões de literatura e Estudos metodológicos.
4.2. Não serão aceitos protocolos de estudos, descrições de projetos e intenções de trabalho.
5. ORIENTAÇÃO PARA ELABORAÇÃO E ENVIO DOS RESUMOS
5.1 O resumo deverá conter, NO MÁXIMO, 500 palavras, não incluídos o título, os nomes dos autores, as afiliações institucionais, o link do ORCID dos autores (caso possuam) e as palavras-chave.
5.2 O resumo deverá ser enviado pelo formulário disponível no sistema de submissão.
5.3 O nome do autor e dos coautores, bem como suas afiliações institucionais, deverão ser inseridos de forma completa e sem abreviações no formulário de submissão.
5.4 Todos os resumos de trabalhos científicos enviados serão avaliados e os três resumos com as maiores notas apresentarão em formato oral. Os resumos que obtiverem nota igual ou superior a 6 de um total de 10, serão selecionados para serem apresentados em forma de pôster impresso. A impressão é de responsabilidade dos autores, conforme descrito no item 7.
5.5 A avaliação dos trabalhos submetidos será realizada por uma Comissão Externa Avaliadora, formada por 03 (três) profissionais indicados pela Câmara Técnica de Prática Baseada em Evidências do CREFITO-3, os quais possuam experiência prévia como avaliadores em eventos científicos.
5.5.1 Para garantir a impessoalidade da avaliação e consequente seleção, os profissionais que vão realizar a avaliação do trabalho não terão acesso a qualquer dado que identifique os autores (avaliação cega).
5.5.2 Caso algum desses profissionais, em razão do tema ou de qualquer outro elemento do resumo, identifique o autor, ele deve se dar por impedido.
5.5.3 Os profissionais responsáveis por avaliar os trabalhos não terão contato entre si, tão pouco terão conhecimento de quem são seus pares de avaliação.
5.5.4 Critérios de avaliação:
Cada resumo será avaliado pelos 3 profissionais da Comissão Externa Avaliadora e receberá as notas segundo os critérios descritos abaixo. Em cada etapa os resumos serão pontuados de acordo com uma média simples das notas dos avaliadores(as). Ao final, será feita uma média simples relativa às médias de cada uma das duas etapas. Critérios:
I. Relevância e originalidade do trabalho à temáticas relacionadas a Fisioterapia e/ou Terapia Ocupacional: Notas entre 0 (zero) e 5,0 (quatro) pontos;
II. Apresentação clara de resultados: Notas entre 0 (zero) e 3,0 (três) pontos;
III. Qualidade da linguagem e escrita: Notas entre 0 (zero) e 2,0 (dois) pontos;
5.6 Critérios de desempate:
Em caso de empate nas notas finais relativas às médias dos resumos, serão considerados, nessa ordem apresentada, os seguintes critérios para desempate e premiação: maior média da nota no critério (I) na avaliação do resumo; maior média da nota no critério (II) na avaliação do resumo; maior média da nota no critério (III) na avaliação do resumo.
Os três resumos mais bem colocados serão convidados para apresentarem em formato oral, conforme orientações disponíveis no item 9.
Os demais 40 resumos com maior pontuação serão selecionados para apresentação em formato de pôster, conforme orientações disponíveis no item 8.
6. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS
Na data de divulgação dos resultados, item 1.2, todos os autores que submeteram os seus resumos de trabalho científico receberão um e-mail informando quais foram os trabalhos selecionados.[1]
6.1 Os três trabalhos selecionados para apresentação na categoria oral receberão um e-mail com o template do powerpoint que deverá ser usado no dia da apresentação.[2] [3]
6.2 Os trabalhos selecionados para pôster deverão ficar atentos aos itens 7 e 8 deste edital.
6.3 No caso dos 3 melhores trabalhos selecionados para apresentação oral, será de inteira responsabilidade do autor acusar o recebimento do e-mail até dia 05/11/2024 às 23:59 horário de Brasília. Caso o email de divulgação do resultado não seja respondido, o trabalho será desclassificado. Caso[4] [5] [6] haja reclassificação por desclassificação ou declínio dos autores ao convite de apresentação, um novo email será enviado no dia 06/11/2024 apenas para os trabalhos classificados.
7. ORIENTAÇÃO PARA CONFECÇÃO DO PÔSTER
Aos aprovados para apresentação em formato de pôster um e-mail de confirmação será enviado para o e-mail informado pelo autor.
O design de apresentação é livre, desde que respeitadas as normas da ABNT para os elementos textuais, assim como o uso de recursos como tabelas, gráficos e imagens. O pôster deve conter: título do trabalho; as afiliações institucionais; o link do ORCID dos autores (caso possuam); referência do programa de fomento (este, se houver); introdução; métodos; resultados; discussão; considerações finais e referências.
Recomendamos que:
a) Título em tamanho 60. Autores, instituição e título das seções (INTRODUÇÃO, MÉTODOS, RESULTADOS, DISCUSSÃO, CONSIDERAÇÕES FINAIS e REFERÊNCIAS) em tamanho 36, que o tamanho mínimo seja de 20.
b) As ilustrações: tabelas e figuras (gráficos, mapas, fotografias, desenhos, quadros, esquemas, organogramas, etc.), e os símbolos (com seus significados) devem ser numerados conforme sua ordem de aparecimento no texto; As abreviaturas e siglas empregadas no decorrer do texto, quando aparecem pela primeira vez, devem aparecer por extenso e com sua sigla entre parênteses.
c) título e os autores do trabalho no pôster deverão ser os mesmos contidos nos resumos de trabalhos científicos enviados e na mesma ordem. Deixar em negrito o autor que irá apresentar.
d) As referências bibliográficas (opcional) deverão ser feitas de maneira sucinta (autor, nome da revista, ano).
e) A impressão do pôster é de inteira responsabilidade dos autores/apresentador e pode ser impresso no material de escolha destes (lona, tecido ou papel) nas dimensões 90 cm (largura) e 120 cm (comprimento), em formato retrato.
f) A impressão do pôster deverá ser de boa qualidade de forma que o texto possa ser lido a uma distância mínima de 2 m. Para isso, solicita-se usar letras, com 15 a 20 mm de altura (72 a 85 - tamanho da fonte) para os títulos e subtítulos e de 5 a 6 mm de altura (30 a 40 - tamanho da fonte) para o texto.
8. EXPOSIÇÃO E APRESENTAÇÃO NA MODALIDADE DE PÔSTER
8.1. A apresentação do pôster será realizada no dia 30 de novembro das 13h às 14 horas.
8.2. O tempo de apresentação será de no máximo 5 minutos.
8.3. Durante as apresentações dos pôsteres (30/11), haverá uma comissão julgadora que irá atribuir notas segundo os critérios contidos no item 10.1.1 Os três pôsteres com maiores pontuações receberão menção honrosa durante a realização do Congresso, a ser realizado no dia 01/12/2024, conforme programação descrita no item 1.2.
8.4. A montagem do pôster no local apropriado deverá ser feita pelos apresentadores no dia 30 de novembro entre 9:00 e 12:00 horas. O autor deverá colocar o pôster no horário do dia programado, antes da apresentação que iniciará às 13h do dia 30 de novembro. O transporte, fixação e remoção do pôster, no horário definido, ficarão a cargo do autor e apresentador do Trabalho Científico. O apresentador deverá estar à disposição dos interessados em consultar seu trabalho, durante o período reservado na programação do evento.
8.5. Cada trabalho apresentado em formato de pôster terá direito a uma área de painel para que possam ser fixados no local da sessão de pôster.
9. ORIENTAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO NA MODALIDADE ORAL
Haverá apresentação oral dos três melhores trabalhos submetidos, conforme descrito no item 3.7.
9.1 Os trabalhos selecionados farão uma apresentação oral durante a realização do Congresso a ser realizado no dia 01/12/2024, conforme programação. A apresentação deverá ser feita em um modelo de PPT padrão que será enviado por e-mail aos participantes selecionados.
Será de responsabilidade destes enviar a apresentação finalizada na data indicada no item 1.2 (20/11/2024).
9.2 Cada participante terá até no máximo 10 minutos para apresentação e 2 minutos de para perguntas e respostas aos membros da banca avaliadora e participantes do evento.
10. DA AVALIAÇÃO PARA A APRESENTAÇÃO NO DIA DO EVENTO E PREMIAÇÃO
A avaliação da apresentação dos trabalhos será realizada por uma comissão formada por uma Comissão Externa Avaliadora de profissionais indicados pela Câmara Técnica de Prática Baseada em Evidências do CREFITO-3, os quais possuam experiência prévia como avaliadores em eventos científicos.
10.1. PÔSTER
10.1.1 Critérios de avaliação
Cada pôster receberá a nota segundo os critérios descritos abaixo. Em cada etapa serão pontuados de acordo com uma média simples das notas dos avaliadores(as). Ao final, será feita uma média simples relativa às médias de cada uma das duas etapas.
Critérios:
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Domínio do Conteúdo pelo Apresentador: O apresentador demonstra conhecimento profundo do tema e consegue explicar claramente os pontos principais do pôster. Ele responde bem às perguntas e interage com a audiência de forma confiante. Notas entre 0 (zero) e 4,0 (quatro) pontos;
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Clareza e Organização do Conteúdo: O pôster apresenta as informações de forma clara, bem organizada e fácil de seguir. O conteúdo está estruturado logicamente (introdução, metodologia, resultados, conclusões. Notas entre 0 (zero) e 2,5 (dois e meio) pontos;
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Relevância e Impacto Científico: O tema do pôster é relevante e contribui para o avanço do campo de estudo. Os métodos e resultados apresentados têm impacto significativo ou oferecem novas perspectivas. Notas entre 0 (zero) e 2,0 (dois e meio) pontos;
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Qualidade Visual e Estética: O design do pôster é atraente, legível e bem equilibrado. As fontes, cores e gráficos são apropriados e facilitam a compreensão das informações. Notas:entre 0 (zero) e 1,5 (um e meio) pontos.
10.1.2 Critérios de desempate:
Em caso de empate nas notas finais relativas às médias dos resumos e apresentação do pôster, serão considerados para desempate e premiação os critérios do item 10.1.1 em ordem: (1) maior média da nota no critério ‘a’; (2) maior média da nota no critério ‘b’; (3) maior média da nota no critério ‘c’; (4) maior média da nota no critério ‘d’.
10.1.3 Premiação
Durante a Solenidade de Entrega de Prêmios do Congresso, a ser realizada no dia 01 de dezembro, serão anunciados os três vencedores do Prêmio de Menção Honrosa como melhores trabalhos apresentados na modalidade pôster para o primeiro, segundo e terceiro lugares.
10.2. ORAL
10.2.1 Critérios de avaliação
Cada apresentação oral receberá a nota segundo os critérios descritos abaixo. Em cada etapa serão pontuados de acordo com uma média simples das notas dos avaliadores(as). Ao final, será feita uma média simples relativa às médias de cada uma das duas etapas.
Critérios:
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Domínio do Conteúdo pelo Apresentador: O apresentador demonstra conhecimento profundo do tema e consegue explicar claramente os pontos principais do estudo. Ele responde bem às perguntas e interage com a audiência de forma confiante. Notas entre 0 (zero) e 4,0 (quatro) pontos;
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Clareza e Organização do Conteúdo: Se as informações estão claras e bem organizadas. O conteúdo está estruturado logicamente (introdução, metodologia, resultados, conclusões. Notas entre 0 (zero) e 2,5 (dois e meio) pontos;
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Relevância e Impacto Científico: O tema do estudo é relevante e contribui para o avanço do campo de estudo. Os métodos e resultados apresentados têm impacto significativo ou oferecem novas perspectivas. Notas entre 0 (zero) e 2,0 (dois e meio) pontos;
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Qualidade Visual e Estética: Os slides da apresentação são atraentes, legíveis e bem equilibrados. As fontes, cores e gráficos são apropriados e facilitam a compreensão das informações. Notas:entre 0 (zero) e 1,5 (um e meio) pontos.
10.2.2 Critérios de desempate:
Em caso de empate nas notas finais relativas às médias dos resumos e apresentação oral, serão considerados para desempate e premiação os critérios do item 10.2.1 em ordem: (1) maior média da nota no critério ‘a’; (2) maior média da nota no critério ‘b’; (3) maior média da nota no critério ‘c’; (4) maior média da nota no critério ‘d’.
10.2.3 Premiação
Durante a Solenidade de Entrega de Prêmios do Congresso, a ser realizada no dia 01 de dezembro, serão anunciados os 3 vencedores do Prêmio de Menção Honrosa como melhores trabalhos apresentados na modalidade oral para o primeiro, segundo e terceiro lugares.
11. CERTIFICADOS
Os certificados dos trabalhos apresentados no CONFITOSP[1] 24 [2] [3] [4] serão disponibilizados no sistema em até 7 (sete) dias para o autor responsável pela submissão. No certificado constarão os nomes de todos os coautores informados.